Programa piloto de saúde mental vai promover o desenvolvimento socioemocional em escolas municipais

A Secretaria da Saúde de Gramado, por meio do Centro de Atendimento Especializado em Saúde Mental (CAESM), apresentou à Secretaria de Educação, na última quinta-feira (18), o Programa Educacional em Saúde Mental (PROESM). A iniciativa piloto tem como foco a promoção da saúde mental e o desenvolvimento de competências socioemocionais em estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da rede municipal.

Fundamentado na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e em Terapias Contextuais, o programa propõe encontros em grupo com atividades lúdicas, práticas de atenção plena (mindfulness) e dinâmicas interativas. Entre os temas abordados estão o autoconhecimento, a identificação e o manejo das emoções, a empatia, as habilidades sociais, a resolução de problemas e o projeto de vida.

Inicialmente, o projeto será implementado em caráter piloto em uma escola da rede pública municipal. A ação contará com avaliações antes e depois da intervenção junto aos estudantes, familiares e professores, visando acompanhar os resultados e aperfeiçoar a proposta para futuras expansões.

Para a coordenadora de Saúde Mental de Gramado, Katiane dos Santos Reis, o programa nasce da necessidade de investir em ações preventivas e de promoção de saúde desde a infância e a adolescência. “A escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento humano. O projeto foi pensado para fortalecer recursos emocionais, promover o autoconhecimento e oferecer ferramentas que auxiliem crianças e adolescentes a lidarem de forma mais saudável com os desafios do cotidiano, contribuindo para a construção de ambientes escolares mais acolhedores e promotores de saúde mental”, explicou a coordenadora.

O secretário da Saúde, Jeferson Moschen, destacou a importância da parceria entre as áreas da saúde e da educação para o sucesso da iniciativa. “Cuidar da saúde mental dos nossos estudantes é também cuidar da aprendizagem e do desenvolvimento integral. Esta iniciativa fortalece a atuação conjunta entre a educação e a saúde, ampliando nosso compromisso com o bem-estar de toda a comunidade escolar”, pontuou o secretário Jeferson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *